Aprendendo o Ciclo da Água com Teatro de Fantoches

Olá Maracujá!

Objetivo: aprender como se processa o ciclo da água.

Materiais: fantoches de dedo ou de mão, representando os diferentes elementos do ciclo da água (sol, nuvem, chuva, rio/mar; árvore); um pequeno cenário (opcional) para montar o ambiente onde ocorre o ciclo da água.

Procedimento:

  1. Preparar os fantoches e o cenário com a ajuda das crianças;

  2. Reunir as crianças em círculo e apresentar cada um dos fantoches, explicando o que representam (exemplo: "Este é o Sol, que ajuda a aquecer a água e faz com que ela evapore"; "Esta é a nuvem, que armazena a água que evaporou"; "Aqui está a chuva, que cai quando as nuvens estão cheias de água"; "Este é o rio, que leva a água da chuva de volta para o oceano"; e "Esta é a árvore, que absorve a água do solo e ajuda a manter o ciclo da água em equilíbrio".

  3. Contar uma história usando os fantoches para demonstrar o ciclo da água (exemplo: "Era uma vez, um raio de Sol que aqueceu a água do rio. A água ficou tão quente que se transformou em vapor e subiu até o céu, formando uma nuvem. Quando a nuvem ficou cheia de água, começou a chover. A chuva caiu no solo e alimentou as árvores, e o excesso de água escorreu para os rios, que levaram a água de volta ao oceano. E assim, o ciclo da água continuou..."

  4. Pedir às crianças que repitam o ciclo da água, usando os fantoches e dramatizando a história podendo cada uma delas ser uma das personagens;

  5. Conversar sobre a importância do ciclo da água para a vida na Terra e como podemos ajudar a conservar os recursos hídricos através de atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou tomar banhos mais curtos;

  6. Ensinar a canção do B7C no Youtube

Bicho de 7 Cabeças - O melhor da música infantil*

Anterior
Anterior

Exploradores da Natureza

Próximo
Próximo

Os Cinco Palhaços da Cidade das Cores