Pica Pau*
Letra
Pica pau, onde moras pica pau de asa azul?
Bem alto, no meu céu, onde as nuvens falam por ti,
na sombra do teu voar, com as ondas azuis do mar
Voa pica pau.
História
Nos céus voava um lindo pica-pau azul, era grande e rápido e todos o admiravam pelas cores das suas penas! Todos os dias ele cumprimentava as núvens e o mar, dizendo: Bom dia, núvens! Bom dia, mar!
As outras aves sonhavam em ter penas azuis, tão bonitas como as dele. Todos queriam ser seus amigos, mas o bonito Pica-Pau não tinha tempo para fazer amizades, estava muito ocupado a voar e a mostrar as suas lindas penas. Um dia, enquanto cumprimentava o mar, viu um peixe a mergulhar nas ondas... Que lindo! Era um peixe muito colorido! As suas escamas eram amarelas, vermelhas e azuis! Tantas cores diferentes e brilhantes que se conseguiam ver do céu. O Pica-pau sonhava em ter cores assim, diferentes e tão lindas... O peixe percebeu e disse-lhe: Mas Pica-Pau, tu já és tão bonito com a tua cor azul! Que graça teria se fossemos todos da mesma cor? O Pica-Pau pensou no que tinha dito o peixe e concordou. É verdade, imagina só se, não só as arvores fossem verdes, mas também o céu e também as maçãs e as pessoas também! E os animais nuvens...
-É verdade! – Respondeu o Pica-Pau, que aborrecido que seria! O mundo é muito mais bonito assim: CHEIO DE CORES DIFERENTES!
ATIVIDADES:
1- Imagina que és o pica-pau e finge que estás a voar como ele; e se fosses o peixinho como farias? Imita outros animais à tua escolha e vê se os adultos conseguem adivinhar quem és!
2- Pede ajuda a um adulto e procura um lugar onde possas criar à vontade! Usa as cores do peixe e com guaches ou simplesmente com lápis de cor, mistura as cores e descobre que cores consegues fazer partindo destas.
Objetivo: desenvolvimento da criatividade; treino da pragmática; desenvolvimento da motricidade fina; treino da atenção visual e discriminação das cores; desenvolvimento sensorial.
Bicho de 7 Cabeças - O melhor da música infantil