Bróculos*

Letra

Como a sopa como um crocodilo, como a sopa como um leão!

Bebo água e pareço um esquilo, tenho força p’ra trincar o pão

EU sou mais beija-flor, quando verde é a cor

Se o bróculo fosse vermelho, por favor!

OS legumes são de muitas cores, de muitos sabores, é tão bom provar

Só os verdes não são divertidos, ficam sem amigos não podem brincar...

Eu sou mais beija-flor quando verde é a cor,

sei que o bróculo não é vermelho, mas ainda assim eu quero provar!

História

A aventura dos Brócolos

Era uma vez… uma pequena aldeia chamada Vegetópolis, onde todos os habitantes eram vegetais. Nessa aldeia, os brócolos eram conhecidos como os menos desejados. As crianças nunca os escolhiam e diziam que não gostavam de os comer. Um dia, o líder dos brócolos, chamado Broco, convocou uma reunião geral e anunciou a todos que a aldeia estava a atravessar um problema muito sério: estava a ficar cheia de brócolos e os outros vegetais estavam quase a desaparecer...  Os olhares preocupados voltaram-se para Broco enquanto ele continuava a falar com determinação: "Nossos amigos vegetais estão a desaparecer e nós estamos a ficar em excesso. As crianças de Vegetópolis não nos querem comer, e isso não é justo. Precisamos de mostrar às crianças que os brócolos também podem ser deliciosos. Os brócolos começaram a pensar em ideias para mudar a sua imagem e atraír as crianças de Vegetópolis. Bruna sugeriu que poderiam organizar um concurso de culinária, onde cada brócolo prepararia uma receita deliciosa com os seus amigos vegetais; Bruno propôs que poderiam criar um parque de diversões especial para crianças, com jogos e atividades emocionantes; Broda teve a ideia de organizar uma festa temática na aldeia, onde todos os vegetais pudessem mostrar os seus talentos. Com entusiasmo renovado, os brócolos começaram a trabalhar nas suas ideias. Construíram um parque de diversões cheio de escorregas de cenoura e baloiços de alface. Prepararam receitas incrivelmente saborosas com os outros vegetais, como batatas e cenouras, para mostrar que os brócolos podiam ser uma parte deliciosa de uma refeição saudável. E, finalmente, organizaram a grande festa temática, onde cada vegetal tinha a oportunidade de mostrar os seus talentos, desde ballet de alfaces, músicos de pepino, e malabaristas de curgetes. À medida que as crianças de Vegetópolis começaram a experimentar as deliciosas receitas e a participar das atividades divertidas no parque de diversões, começaram a perceber que os brócolos não eram tão maus quanto pensavam. Na verdade, eram saborosos e divertidos. As crianças começaram a escolher brócolos nas refeições. Broco e os outros brócolos ficaram felizes por terem mostrado que eram importantes e valiosos na aldeia de Vegetópolis.

Atividades

1-Reúna uma variedade de vegetais frescos que sejam seguros para as crianças manusearem, como cenouras, ervilhas, pepinos e tomates. Você também pode incluir alguns vegetais incomuns ou exóticos para tornar a atividade mais interessante, como couve-rábano ou couve chinesa.

 

2-Coloque os legumes numa mesa ou bandeja e peça às crianças que os observem de perto. Peça-lhes que nomeiem os vegetais que reconhecem e incentive-os a usar seus sentidos para descrevê-los, como sua aparência, sensação, cheiro e até o sabor (se for seguro fazê-lo);

 

3-Apresente às crianças as diferentes partes dos vegetais, como raízes, caules, folhas, sementes e flores. Pode usar uma faca ou tesoura para abrir cuidadosamente alguns dos vegetais e mostrar às crianças as diferentes partes.

 

4-Ao abrir os legumes, peça às crianças que identifiquem as diferentes partes e discutam suas funções. Por exemplo, as raízes ajudam a planta a absorver água e nutrientes do solo, enquanto as folhas ajudam a planta a produzir alimentos por meio da fotossíntese.

 

5-Depois que as crianças aprenderem sobre as diferentes partes dos vegetais, pode pedir que desenhem ou pintem seus vegetais favoritos. Incentive-os a incluir todas as partes diferentes sobre as quais aprenderam em seu trabalho artístico.

 

Como etapa final, pode pedir às crianças que o ajudem a preparar uma receita simples que use alguns dos vegetais que aprenderam. Essa pode ser uma maneira divertida e envolvente de reforçar os conceitos que eles aprenderam, ao mesmo tempo em que ensina algumas habilidades básicas de culinária.

Objetivo: Aprendizagem sobre vegetais e as diferentes partes de cada um, ao mesmo tempo que estímulo da criatividade e habilidade para resolver problemas.

Bicho de 7 Cabeças - O melhor da música infantil

Anterior
Anterior

Lobo Mau*