Era uma vez um casal que há muito tempo desejava ter um filho. Depois de muitos anos, finalmente receberam a notícia de que teriam uma criança. Ao lado de sua casa, havia um lindo jardim cheio de flores e hortaliças, pertencente a uma feiticeira poderosa. Um dia, a mulher viu uns rabanetes lindos no jardim e sentiu um desejo enorme de comê-los.
O marido, preocupado com a tristeza da esposa, decidiu buscar alguns rabanetes no jardim da feiticeira. Mas, ao ser descoberto pela feiticeira, teve que prometer entregar a criança que iria nascer em troca dos rabanetes. Quando a bebé nasceu, a feiticeira levou-a e chamou-a de Rapunzel.
Rapunzel cresceu e tornou-se uma menina muito bonita. A feiticeira trancou-a numa torre alta no meio da floresta, sem escadas nem portas. Quando a feiticeira queria entrar, gritava: "Rapunzel, Rapunzel! Atira as tuas tranças!". Rapunzel tinha cabelos compridos e dourados, que jogava pela janela para a feiticeira subir.
Um dia, um príncipe ouviu Rapunzel cantar e apaixonou-se por sua voz. Ele descobriu o segredo das tranças e começou a visitá-la na torre. Eles apaixonaram-se e planejaram fugir juntos, mas a feiticeira descobriu e cortou os cabelos de Rapunzel, levando-a para longe.
O príncipe, ao tentar subir novamente, encontrou a feiticeira que, com raiva, o atirou da torre. Ele caiu em espinhos que o deixaram cego. O príncipe passou anos vagando pela floresta até encontrar Rapunzel novamente. Ela o abraçou e, com lágrimas nos olhos, devolveu-lhe a visão.
Rapunzel e o príncipe voltaram para o reino e viveram felizes para sempre.